[DADOS DO CANDIDATO]

André Barros 50420
Município: Rio de Janeiro/RJ
FB: /AndreBarros
Twitter: @advandrebarros

Mais informações

[MINI BIO]

André Barros, 50 anos, carioca, advogado, mestre em ciências penais, entrou na Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ em 1989, onde foi delegado, membro, Secretário-Geral e Vice-Presidente até junho deste ano. É membro do Instituto dos Advogados Brasileiros. Seu pai  foi cassado e sua tia foi torturada e banida do Brasil pela ditadura militar. Por conta disso, desde muito jovem participou das lutas pela redemocratização do país.

Participou ativamente no movimento estudantil e foi membro da Executiva Nacional dos Estudantes de Direito. Faz política na rua desde 1985. É ativista da luta pela legalização da maconha, tendo sido inclusive um dos advogados que fez a representação ao Supremo Tribunal Federal que garantiu a realização das Marchas da Maconha em todo Brasil.

Como advogado e ativista, está envolvido diretamente nas lutas contra os danos sociais causados pelos megaeventos. Atua na defesa das vítimas da violência policial e do sistema penal, pela  garantia do direito de manifestação e pela volta do serviço dos bondes de Santa Teresa.

É do samba. Foi da bateria do Império Serrano durante 25 anos e é ritmista dos blocos Carmelitas, Planta na Mente, Laranjada, Tá Pirando Pirado Pirou, dentre outros.