[DADOS DO CANDIDATO]

Cida Falabella 50018
Município: Belo Horizonte/MG
FB: /CidaFalabellaBH

Mais informações

[MINI BIO]

Sou Cida Falabella. Atriz, diretora e professora. Tenho 56 anos e três filhos. Sou coordenadora e gestora de um espaço cultural na periferia de Belo Horizonte. Sou formada em História e Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG.

Comecei no teatro aos 16 anos e integrei a Cia Sonho & Drama, hoje ZAP18. Cresci no período da ditadura militar e me engajei em lutas estudantis e depois nas lutas da área cultural, combatendo a censura e o regime. Participei do Movimento Brasileiro de Teatro de Grupo e ajudei a fundar o Movimento de Teatro de Grupo de Minas Gerais, do qual fui presidente por dois períodos. Fiz parte do Conselho da Cidade em 2001 e fui representante eleita do setor das Artes Cênicas no 1º Conselho Municipal de Cultura em 2011 e 2012. Recentemente participei da Funarte MG Ocupada, representante em Belo Horizonte do Movimento Ocupa MinC, experiência marcante que mostrou a força dos artistas em resposta ao golpe. Faço parte do Movimento Muitxs pela cidade que queremos e através dele cheguei ao Psol. A gravidade do momento que vivemos cobra novos compromissos e por isso resolvi ser candidata, tendo a cultura como bandeira principal. A cultura pela cidade, agregando as pessoas e ocupando os lugares com um novo modo de viver e pensar o espaço público. A cultura que afeta, educa e transforma, na luta por nenhum direito a menos. A cultura que deseja construir uma cidade viva e não apenas uma cidade fachada feita de grandes e caros eventos. A cultura atravessando todas as lutas.

#MobilidadeJá

Cultura tem tudo a ver com mobilidade. O livre trânsito pela cidade conecta diferenças, integra linguagens, grupos e pessoas. Por uma cidade acessível: mais ciclovias, mais estímulos às bicicletas, mais investimento em transportes públicos e uma tarifa que caiba no bolso da população de Belo Horizonte.

#ArteAfetaAPolítica

Os artistas sempre estiveram à frente dos movimentos de resistência política por uma cidade melhor, mais humana e com nenhum direito a menos. Juntos vamos construir uma cidade que privilegie a cultura como direito fundamental de todos os cidadãos.

#ArteEduca

Arte é educação. Por uma presença efetiva e diária da arte e da cultura dentro das escolas públicas municipais, com intuito de formar, desde cedo, cidadãos mais sensíveis e mais críticos.

#PeriferiasNoFoco

A arte e a cultura das bordas da cidade transbordam a cada dia. Mas quase sempre são tratadas sem a atenção que merecem. Pela descentralização dos recursos da cultura em Belo Horizonte e pelo reconhecimento e fomento permanente das diversas iniciativas artísticas e seus coletivos localizados nas periferias da cidade. 

#ArteOcupaACidade

Por uma política pública que reconheça a legitimidade das manifestações artísticas e entenda o espaço público como espaço coletivo de compartilhamento da vida social.

#CulturaComoDireito

Lutamos por uma visão de cultura como direito de todos os cidadãos de Belo Horizonte e não como privilégio de uma pequena parcela da população. Uma cultura feita na rua, nos espaços públicos e nos diversos aparelhos que pertencem à prefeitura, com parceria e interesse do poder público municipal.