[DADOS DO CANDIDATO]

Gustavo Petta 65656
Município: Campinas – SP
FB: /GustavoPetta 

Mais informações

[MINI BIO]

Filho de professores, Gustavo Petta nasceu em 1980, em Campinas, e muito cedo começou a se interessar por política. Foi presidente da União Campineira dos Estudantes Secundaristas (UCES), coordenador do DCE da PUCC e duas vezes presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), quando ajudou a elaborar e implementar no Brasil o Programa Universidade para Todos (Prouni), durante o governo Lula. Foi também Secretário Municipal de Esportes em Campinas entre 2009 e 2011 e, em 2014, assumiu a vaga de deputado federal pelo período de um ano. Desde 2013 é vereador pelo PCdoB e agora tenta sua primeira reeleição.
Um mandato popular, participativo e transparente
marcado pela participação de amplos setores da sociedade civil na construção de projetos de lei, audiências e políticas públicas para os setores da Cultura, da Educação e do Esporte. Por meio de plenárias, das redes sociais e do projeto Gabinete Itinerante, as pessoas têm contribuído com sugestões e muitas delas têm sido aplicadas. Na Câmara Municipal, Petta tem marcado posição como uma liderança de esquerda, intransigente na defesa dos Direitos Humanos, dos trabalhadores e da juventude.

Educação.  luta por uma escola pública de qualidade, gratuita e laica, pela valorização dos professores e pela ampliação da educação integral em Campinas. Esteve ao lado dos estudantes contra o fechamento de escolas anunciado por Geraldo Alckmin, combateu e ajudou a derrubar o projeto que pretendia proibir discussões sobre gênero e orientação sexual nas salas de aula e propôs ao Executivo o programa Cultura+Educação, que visa elevar o nível do ensino no Município.

Cultura.  Cultura como a base da formação cidadã. Seu mandato estabelece parceria com artistas, coletivos e pontos de cultura de vários bairros. Junto à sociedade civil elaborou e aprovou a Lei Cultura Viva Municipal, que fortalecerá a produção local. Lutou contra a venda do imóvel que abriga o Museu da Cidade, aprovou a Lei do Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas e incluiu a criação de Zonas Especiais de Preservação Cultural no Plano Diretor do Município.
Juventude. Desde os tempos de movimento estudantil, as pautas da Juventude estão entre as prioridades de Gustavo Petta. Em Campinas ele ajudou a construir e aprovar a lei que implantou o Bilhete Único Universitário e o Conselho Municipal da Juventude – que ampliará a participação dos jovens nas discussões de políticas públicas para este segmento. Ele defende ainda a criação de laboratórios de fabricação – os Fab Labs – como forma de promover a inclusão digital dos jovens nas periferias.
Direitos Humanos. Gustavo Petta defende a causa das minorias por entender que todos temos o direito de sermos respeitados em nossas diferenças. Liderou a Frente contra a Redução da Maioridade Penal, promoveu grande ato pelo direito dos casais homoafetivos e aprovou projeto de lei que proíbe homenagens a torturadores em vias públicas de Campinas.
Por que apoiamos Gustavo Petta?
Somos artistas, agentes e produtores culturais, estudantes, educadores, grupos e Pontos de Cultura de Campinas. Nos últimos 4 anos construímos projetos e ações junto ao vereador Gustavo Petta e alcançamos uma série de conquistas para o Município. Aqui vamos apresentar os resultados dessa parceria e a nova plataforma do pré-candidato Petta, suas propostas e compromissos. Para engajar mais gente nesta construção participativa, elegemos como pauta estratégica para o futuro a construção de políticas públicas que promovam a conexão e o diálogo entre áreas como Educação, Cultura, Esporte, Juventude, Ciência e Tecnologia, entre outras.
Estamos unidos em torno das ideias e das propostas de Gustavo Petta por entender que seu mandato, popular e participativo, tem dado grande contribuição à luta contra o avanço da onda conservadora que quer retirar direitos das minorias e dos trabalhadores.