[DADOS DO CANDIDATO]

Leo Dahmer 13000
Município: Esteio – RS
FB: /leodahmer

Mais informações

[MINI BIO]

Leo Dahmer tem 35 anos. Nasceu e até hoje mora na vila Navegantes. É formado em Sociologia pela UFRGS e atualmente exerce um mandato de vereador. Descendente de imigrantes alemães, tem sua origem numa família de agricultores. Por morar numa região que sofre com alagamentos, Leo conhece desde pequeno os problemas das comunidades mais carentes.  
A trajetória destes 8 anos como vereador nos trouxe maturidade, muitas experiências ricas e nos mostrou um horizonte de possibilidades. Buscamos trabalhar por políticas que atendam ao interesse da cidade. 
Em 2012, fui o candidato mais votado da história da cidade. Nosso mandato foi marcado pela participação popular, sempre aberto às necessidades municipais.
Agora, me coloco novamente a disposição da cidade para continuar a boa luta. Mostramos que é possível fazer uma política diferente, com uma cara nova, comprometida com os interesses da população e que dá resultado. O mandato do vereador Leo Dahmer provou que lutar dá certo.
Sobre a candidatura

Nossa campanha não trata de um candidato. Ela é sobre um grupo de pessoas que a cada ano aumenta mais. Então, podemos dizer que nossa campanha é sobre coletividade. Mas, não é só isso. Nossa campanha trata de esperança e, lembrando Raul Seixas, de como um sonho que se sonha junto vira realidade. 

Quando escolhemos o slogan Lutar dá Certo, não foi algo a esmo. Dessas escolhas que se faz só para parecer bonito. 

Precisava ter a palavra LUTAR. 

Porque as pessoas que vivem nas vilas, o estudante que busca um ensino melhor, a trabalhadora que acorda cedo para encarar um transporte público lotado, o idoso que muitas vezes dorme na fila do posto de saúde. 

O que essas pessoas fazem é lutar. LU-TAR. Todos os dias por um vida mais digna, por uma moradia melhor, pelo asfalto no lugar do barro, pelo remédio gratuito na farmácia popular, por um leito no hospital, pra não ter mais a sua casa alagada.

Não tem palavra melhor para resumir a história das pessoas daqui. É LUTAR mesmo.

E como falar em luta sem falar em ES-PE-RAN-ÇA? Tem como motivar alguém a lutar sem mostrar que o final pode ser bom, que as coisas podem mudar para melhor? Eis a palavra CERTO no slogan.

Então, a gente precisa acreditar que LUTAR DÁ CERTO. A gente precisa mostrar que LUTAR DÁ CERTO.

Mesmo que demore, mesmo que seja dificil, mesmo que tenha burocracia, mesmo que tenha que conversar com deputado e prefeito. E vai pra Brasilia e volta pra Esteio. E fala de novo com prefeito e secretário. E organiza os moradores e convence o vizinho, convence a vizinha. Faz abaixo-assinado. Corre, cansa. Corre de novo. Convence todo mundo.

Há oito anos, quando nos elegemos vereador, começamos a transformar nossos sonhos em realidade. E pra te mostrar que LUTAR DÁ CERTO vamos falar durante esta campanha das lutas que já deram certo e o trabalho que ainda precisa ser feito. Porque quando a gente luta tanto e vê o resultado, bate uma sensação de vitória sabe? Talvez seja uma sensação maior do que ganhar uma medalha de ouro nas Olimpiadas. Pois não a vitória não é só tua, é de todos. É da família que vive hoje na cidade, mas das crianças que amanhã serão adultos. É algo que fica. Só que não tem palavras pra descrever essa sensação.

Por isso a gente prefere mostrar.

Entendeu agora porquê essa campanha não é sobre um candidato? Essa campanha é sobre ter esperança, mas acima de tudo ter certeza de que dá pra seguir em frente lutando.

Porque, pode acreditar, LUTAR DÁ CERTO.

 
Atuação/Propostas

#1 – Esteio já conquistou um curso técnico gratuito de logística na Escola Bernardo Vieira de Melo. Vamos seguir lutando pela criação de mais cursos em outras escolas da rede estadual de ensino.

#2 – O combate às enchentes é uma luta permanente. Já avançamos muito na construção de um sistema de proteção com as obras da avenida Brasil e a ampliação das galerias das pontes que passam sobre o arroio Esteio. Mas, ainda precisamos das bacias de contenção que reservem o excesso das águas do arroio Sapucaia.

#3 – Acreditamos que a política é construção do bem comum com o protagonismo das pessoas. Por isso defendemos a retomada do Orçamento Participativo e o respeito as suas decisões para que a população possa decidir diretamente onde se deve gastar os recursos públicos.

#4 – Nossa luta pela implantação da Univales, uma universidade federal gratuita, na região seguirá na Câmara de Vereadores. Queremos garantir um campus próximo a Esteio para contemplar os estudantes da nossa cidade.

#5 – Durante nosso mandato buscamos R$ 550 mil para obras de melhorias do hospital. Queremos continuar nessa luta e também seguir pressionando para que o governo Sartori pague a divida de R$ 12 milhões com o São Camilo.

#6 – A cada dia aumenta mais a preocupação com uma alimentação saudável e orgânica, livre de agrotóxicos. E se pudêssemos incentivar a aproveitar melhor espaços urbanos pequenos de Esteio que hoje estão improdutivos e construir hortas comunitárias? E se a produção dessas hortas pudessem ajudar na composição da merenda dos alunos da rede municipal? Seria uma ótima iniciativa, não é mesmo?

#7 – Queremos instituir o Programa Câmara Cultural, que como já diz o nome, criaria uma agenda anual de apresentações artísticas no plenário do prédio legislativo esteiense.

#8 – Nossa parceria como vereador com o movimento hip hop vem desde 2009. Criamos junto com a Associação que representa este setor cultural e social a Semana Municipal do Hip Hop que hoje está na 6ª edição. Com apoio do movimento Hip Hop também conquistamos um estúdio público de gravação de música. Na Câmara, vamos seguir apoiando o movimento na sua próxima luta: a criação da Casa do Hip Hop, um espaço coletivo multicultural para o desenvolvimento de oficinas e projetos sociais.

#9 – Muitas mães e pais precisam trabalhar fora para garantir o sustento da casa e da família. Aqui reside uma questão importante. Onde seus filhos poderão ficar com segurança e com qualidade de ensino numa fase tão importante da formação humana da criança? Por isso defendemos o direito dos pais de acessarem a educação infantil gratuita em Esteio. Vamos seguir defendendo e ajudando Joceane prefeita na ampliação da oferta de vagas para creches.

#10 – A luta pela Regularização Fundiária está presente na nossa história muito antes de nos tornamos vereador.Já avançamos muito. Muitas vilas já foram regularizadas e agora cada morador é proprietário legal com a escritura de seus lotes. Mas, ainda tem muito trabalho para se fazer. Queremos seguir na Câmara para defender esta luta e contribuir na agilização destes processos.

#11 – Nossa proposta é obrigar o Governo de Esteio a, quando for adquirir software, dar preferência ao software livre, especialmente sistemas operacionais de código aberto e uso de documentos (texto, planilha e slides de apresentação) com padrão aberto de documentos em vez de comprar software proprietário, privativo e de código fechado.
O uso de softwares livres encerra a obrigação de pagar por licenças de programas gerando uma economia, que poderiam ser redirecionados para o fortalecimento dos laboratórios de informática nas escolas e uma política pública de inclusão digital. Além disso, seria possível dar incentivos e isenção fiscal, através de linhas de crédito e estruturas de incubadoras tecnológicas para a criação de cooperativas de software livre e hardware livre que prestem serviço de assistência técnica e desenvolvimento.

#12 – Vamos seguir lutando junto com o movimento feminista da cidade que busca a autonomia das mulheres e enfrenta a violência doméstica, articulando ações com o Conselho dos Direitos da Mulher e as Secretarias Municipais da Assistência Social e da Segurança Pública.

#13 – Defendemos uma polícia integrada na comunidade e articulada com ações educacionais e culturais, usando a tecnologia e a inteligência a seu favor para garantir a segurança pública da população.