[DADOS DO CANDIDATO]

Lindomar Xokó 13000
Município: Porto da Folha/SE
FB: /LindomarXokó

Mais informações

[MINI BIO] 

Eu sou Lindomar Santos Rodrigues. O Lindomar Xokó. Estou na luta desde dos meus 16 anos, na luta fora da minha comunidade. Mas desde quando criancinha que já enfrentava os fazendeiros que ocupavam as nossas terras.

Na luta na construção de uma política voltada para os povos indígenas, tive a felicidade de fazer parte ocupando alguns cargos.  Fui escolhido por minha comunidade pra ser representante regional da Comissão dos Povos Indígenas de Alagoas e Sergipe, hoje se tornando uma das maiores organização do país. Fui presidente do Conselho de saúde indígena do estado de Alagoas e Sergipe por 3 mandatos. Fui eleito pelos povos indígenas do Nordeste para a Comissão de Política Indigenista composta por indígenas, governo e indigenistas por 5 anos, se tornando esse ano no Conselho Nacional de Políticas Indigenista, e a minha comunidade me escolhendo novamente para continuar da continuidade na luta. Esse Conselho e estalado dentro do Ministério da Justiça.

Fui um dos coordenadores do Fórum de Presidente de Saúde Indígena do Brasil, estou como assessor indígena na Secretaria Especial de Saúde Indígena dentro do Ministério da Saúde. Nessa luta conseguimos trazer muitas coisas pra nossa comunidade, trazendo uma equipe multidisciplinar  e saúde indígena hoje composta de 29 profissionais. Formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, dentista, auxiliar de dentista, pilotos de barco, motoristas e serviços Gerais. Também conseguimos barcos e carros no total de 7 transportes. No começo da construção só tinha um transporte na comunidade e um profissional de saúde.

Conseguimos construção de posto de saúde, saneamento básico, construção de reservatórios e rede de água. Hoje sendo estalado  uma nova rede de abastecimento de água e construção de um reservatório de água no de um 1,5 milhões de reais. Ajudei na criação da Secretária Especial de Saúde Indígena (SESAI) e outros projetos em outros ministérios.

Por isso já me sinto um líder realizado mas sempre querendo ajudar. Estou doando ao nosso município esse conhecimento e essa vontade de trazer essa experiência pra todos de Porto da Folha. Estou candidato a Vereador e gostaria muito de contar com voto de confiança de cada um de vocês. Prometo fazer um mandato sério e democrático. Conto com vocês.

PT A hora da mudança.