[DADOS DO CANDIDATO]

Marcelo Sgarbossa 13123
Município: Porto Alegre – RS
FB: /SgarbossaMarcelo

Mais informações

[MINI BIO]

Doutor em Direito pela Ufrgs, Marcelo Sgarbossa é advogado formado na PUC, especialista em Direitos Humanos e mestre em Análise de Políticas Públicas pela Universidade de Turim (Itália). Faz da bicicleta um instrumento de luta pessoal e de transformação coletiva.

Eleito em 2012 para a Câmara Municipal, apresentou mais de 220 propostas e projetos, economizando quase meio milhão de reais em verbas de gabinete (usou apenas 15,1% dos recursos disponíveis).

Para evitar a troca de favores na política, criou a Lei 11.925/2015 que proíbe o Município de contratar empresas privadas que doaram para campanhas eleitorais. Uma legislação que se tornou referência, e foi replicada em diversos Municípios e em outros Estados do País.

Marcelo também é o autor do projeto que virou a Lei 11.995/2015, que proíbe o uso de animais em testes de produtos cosméticos e de higiene em Porto Alegre.

Entre as bandeiras do mandato estão a sustentabilidade, com incentivo à Energia Solar, aos Telhados Verdes e ao uso racional da água de nossos recursos hídricos. Sgarbossa conseguiu aprovar, ainda, um projeto de Lei para incluir alimentos orgânicos na merenda escolar.

Na Mobilidade Urbana, queremos faixas exclusivas para o transporte coletivo e tarifa justa! Para incentivar o uso da bicicleta, trabalhamos para tirar do papel as ciclofaixas e ciclovias e por mais bicicletários e paraciclos na Capital. Na defesa dos direitos de quem caminha, lutamos por mais tempo para pedestres nas sinaleiras e por passeios públicos acessíveis e de qualidade.

Um trabalho que é fruto de uma ação coletiva, que reúne pessoas que sonham com um novo modelo de cidade mais humano e participativo. Aos 41 anos, Marcelo Sgarbossa junta experiência e ousadia para trabalhar pelas mudanças de que Porto Alegre precisa para se tornar a cidade que queremos!