[DADOS DO CANDIDATO]

Paulo Ritter 13650
Município: Canoas  – RS
FB: /PauloRitter

Mais informações 

[MINI BIO]
Paulo Ritter, nasceu em 12/11/1963, é Vereador em Canoas, Sociólogo, especialista em Ciência Política e Mestre em Memória e Bens Culturais pelo Unilasalle.
Iniciou sua militância política e comunitária na década de oitenta. A visão humanista e o respeito ao ser humano são preceitos fundamentais de sua atuação política. Há mais de 30 anos atua na luta pela Educação, Sustentabilidade e Direitos Humanos. Em 2008, atuou Secretário de Educação de Canoas, onde viabilizou a aquisição e distribuição de uniformes e kits escolares a 30 mil estudantes da rede municipal, implementou o turno integral, possibilitou cursos gratuitos de Mestrado e Especialização para os professores e iniciou obras de 16 novas escolas municipais de Ensino Infantil e Fundamental.
Nos seus dois mandatos como vereador, Paulo Ritter apresentou as seguintes iniciativas:
– A criação do Prêmio Picucha Milanez, homenagem anual às mulheres de Canoas que se destacam em suas áreas de atuação.
– Regulamentação da lei que normatiza as eleições diretas de diretores e diretoras com a participação da comunidade escolar.
– Criação da Escola Vitória para Surdos no bairro Mathias Velho.
– Autoria do Projeto de Lei que passa a denominar o Parque Municipal Fazenda Guajuviras como área de preservação ambiental.
– Instrumentalização dos conselhos municipais existentes tornando-os deliberativos; criação dos conselhos de Meio Ambiente, da Cultura, da Segurança e com o Movimento de Mulheres, o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CONDIM).
– É autor do Projeto de Iniciativa Popular Digital, um mecanismo de participação onde o eleitor se cadastra no site da Câmara e cria ou apoia projetos que podem tramitar na Casa Legislativa.
– Autor do projeto que denomina a Praia do Paquetá e caracteriza os pescadores residentes na localidade como Comunidade Tradicional.
– Criou a Lei 5881/2014, que institui o monitoramento da qualidade do ar em Canoas.
– Autor da Lei 5876/2014, que denomina a Rede de Protetores Voluntários Individuais de Animais.
– Autor da Lei 5750/2013, que prevê estudo do impacto ambiental, Medidas Migratórias e Zonas de Urbanização Prioritária.
– Autor do Projeto de Lei 5844/2014 que dispõe sobre a organização de lixo eletrônico facilitando as condições do descarte.
– Criou emenda a Lei orgânica para a integração no uso de bicicletas, ciclovias e ciclo faixas.