[DADOS DO CANDIDATO]

Waguinho Pilhas 13222
Município: Butiá/RS
FB: jivago.pilhas

Mais informações

[MINI BIO]

Waguinho Pilhas é músico, produtor cultural e ativista da cidade de Butiá. Cresceu tendo intenso contato com a pauta racial, sobretudo no espaço das escolas de samba da cidade. Teve passagem pela cultura das tradições gaúchas, tocando em grupos de música regionalista. Posteriormente, encontrou seu caminho no Rock, onde começou a ter contato com agentes, produtores e coletivos culturais brasileiros e da América Latina.

Tendo adquirido uma bagagem cultural relevante, começou a produzir eventos na cidade de Butiá junto com os seus amigos, com os coletivos locais e articulações através da JIVAGO PRODUTORA, buscando integrar manifestações artísticas e campanhas ativistas, com destaque para a campanha ambiental (GRITO VERDE), que teve como ação recolher o lixo de uma área de preservação ambiental da cidade. Foi protagonista na articulação de oficinas e rodas de conversa que serviram como ponto de partida para a formação de novos agentes, ativistas e produtores culturais na cidade, fomentando a cena cultural da cidade e instigando debates sobre cultura, politica e sustentabilidade.

Seu grande desafio na política é criar, organizar, mapear e capacitar os setores e organizações culturais da cidade para aquecer a economia local através de leis de incentivo à cultura, dialogar com agentes locais, criar redes colaborativas e ações voltadas para o voluntariado e ativismo político, além de criar equipes de suporte que possam ajudar a fomentar a cultura nas escolas, através de oficinas ligadas a setores da Economia Criativa e Economia Solidária, culminando na proliferação da cultura e do uso da arte como processo de captura e articulação dos movimentos sociais instituintes para a transformação do tecido social, buscando efetivar a garantia de direitos e o fortalecimento de politicas publicas centradas no campo da cultura e porosas a outros campos relevantes para as demandas da sociedade contemporânea.